Você estimula o hábito da leitura para o seu Filho?

Ler é um hábito que pode mudar o ponto de vista de quem o tem e, incentivar uma criança a ler é de extrema importância para o desenvolvimento do intelecto, pois estimula o bom funcionamento da memória, aprimora a capacidade interpretativa, além de ser o caminho mais curto para adquirir conhecimento. Por isso, nós do Colégio Brasília – COB, vamos falar sobre o hábito de estimular a leitura em seu filho.

Diante deste cenário tecnológico que vivemos no século 21, em que crianças vivem rodeadas de aparelhos eletrônicos e jogos digitais, é preciso manter o hábito saudável da leitura e, estimular seu filho a ler, já que a criança é o espelho dos pais e reproduz o que é ensinado para ela desde pequena.

Além disso, este estímulo pode ser uma maneira eficiente de melhorar o vocabulário e criar um vínculo com a criança. Sem contar que os resultados virão lá na frente, com os bons desempenhos na escola, bem como adultos mais seguros e bem preparados.

Para estimular o hábito de leitura em seu filho, é simples. Comece por um assunto que agrade a criança. Para isso, reserve um horário todos os dias para ler, de preferência antes de dormir, pois fará com que o pequeno tenha um sono mais tranquilo, além de promover uma melhor fixação da memória durante o sono.

Ao tentar introduzir o universo das letras e formas para uma criança, é essencial criar um ambiente no qual ela associe os livros e as histórias a momentos divertidos, cheios de novidades, ao lado daqueles de quem ela goste. Seja antes de dormir ou na hora de acordar, o importante é estimular o hábito da leitura de histórias ou contos.

Para ler ou contar histórias para seu filho, não é necessário estabelecer um padrão na hora de escolher o tema. Além disso, é possível que os pais também desenvolvam a capacidade de criar histórias, trazendo a narrativa para o mundo real em que vivem.

E aí, já pensou em estimular o hábito da leitura em seu filho? Que tal começar a contar histórias hoje mesmo? Uma boa dica é iniciar com os contos de fadas, que são famosos e clássicos por um motivo muito simples: eles são boas histórias que foram transformadas em narrativas e passadas de geração para geração. Aproveite para reviver momentos mágicos de sua infância e conte ao seu filho histórias que gostava quando era pequeno.

Quer saber mais? Deixe seu comentário logo abaixo!