Qual a importância de ajudar seu Filho nas tarefas escolares e como isso afeta no aprendizado do aluno?

Que a presença dos pais no aprendizado dos filhos é fundamental, muitas pessoas sabem. Mas, será que os pais estão atentos quanto a importância de ajudá-los nas tarefas escolares e como isso afeta o aprendizado deles? Pois bem. Pensando em auxiliar pais e alunos, nós do Colégio Brasília – COB, vamos falar exatamente sobre este tema hoje.

Para saber como está o rendimento dos seus filhos na escola, bem como suas dificuldades, é importante que os pais sempre acompanhem as crianças. Para isso, a alternativa em fazer os estudos e tarefas de casa renderem, é estar presente neste momento. Os pais devem ajudá-los com as tarefas de casa, mas nunca fazerem os exercícios por eles.

Alguns exemplos de como ajudar na tarefa são: quando as crianças não sabem a grafia de uma palavra, os pais podem orientá-las a buscarem a palavra no dicionário; levá-las até uma biblioteca ou auxiliá-las em uma pesquisa na internet. Além disso, é importante conversar sobre o que os estudantes aprenderam na escola, fazer uma leitura conjunta do jornal, demonstrar curiosidade em relação à rotina de estudos, pois, desta maneira eles saberão o quanto é importante estudar.

Independentemente da idade dos alunos, só é possível saber quais as dificuldades quando os pais são presentes. Mas, lembre-se que é normal crianças terem melhor desempenho em determinadas matérias. Para isso, as incentive a ler mais sobre o assunto que não têm bom desempenho. Demonstre interesse nos assuntos de maior dificuldade das crianças e convide-as para dividir leituras, jogos e pesquisas sobre este assunto.

A opinião e participação dos pais na vida escolar dos filhos tem extrema importância, já que o incentivo deles pode mudar o ponto de vista daquelas crianças que têm dificuldades em determinado assunto e que acabam por deixá-lo de lado por não terem tanta aptidão para desenvolver tal.

Além disso, as crianças criam autoestima por saberem que os pais se preocupam e valorizam o estudo e dedicação delas com as tarefas. Em suma, os benefícios em acompanhar os filhos nas tarefas escolares podem ser inúmeros, como alunos mais desenvolvidos, mais interessados e motivados, bem como crianças mais ativas e desenvoltas a participarem das aulas.

Quer saber mais? Deixe seu comentário.

Sobre o Autor

colegio-brasilia