15 Livros Indispensáveis para Adolescentes e Estudantes

Quando o assunto é ler, alguns torcem o nariz e dizem não gostar de “perder tempo” com isto.  No entanto, ler é o que faz o ser humano crescer pessoal e profissionalmente, pois, por meio da leitura de livros, é possível viajar e conhecer novas culturas, novos povos e novas linguagens, além de saber mais sobre diversas e diferentes histórias do nosso país e de tantos outros que estão fixados nas páginas de um livro.

Por isso e tantos outros motivos, ler é tão importante para a formação de um jovem estudante. Mas, para ler, é preciso que haja incentivo da parte dos pais e da escola onde este adolescente estuda. Pensando nestes jovens, para este período de férias que vem se aproximando com o final do ano, separamos uma lista de 15 livros que são indispensáveis para ampliar a visão e o aprendizado, além de auxiliar na preparação para o vestibular.

Livros que são indispensáveis para adolescentes e estudantes:

1 – Livro: O Segredo da Chuva, de Daniel Munduruku

COB LIVRO 1

Este livro fala sobre a floresta e a aldeia e todas as formas de vida que existem nelas e que correm perigo. Para salvá-las, um pequeno jovem chamado Luã envolve-se numa aventura mágica cuja meta é descobrir o segredo da chuva que cai na floresta e aldeia. Este livro é ideal para abordar os temas de aquecimento global, descontrole de consumo, os valores singelos e eternos dos povos das florestas brasileiras, que são evocados para saciar a sede de sabedoria de jovens, adultos e crianças.

2 – Livro: A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato

COB LIVRO 2

A Chave do Tamanho, de Monteiro Lobato, é um livro de um grande autor, e uma espécie de fábula sobre o nosso mundo, uma fábula que permanece surpreendentemente atual.

3 – Livro: O homem que não queria saber mais nada e outras histórias, de Peter Bischel

COB LIVRO 3

O livro O homem que não queria saber mais nada é um texto instigante, inspirador e perturbador, pois faz quem está lendo pensar sobre si mesmo e sobre o sentido da vida. Te indaga e incita que você faça perguntas para si mesmo sobre diversas questões corriqueiras, que ocorrem no dia a dia, em vários lugares do mundo.

4 – Livro: Minha Vida de Menina, de Helena Morley

COB LIVRO 4

Este livro mostra como vivia uma menina interiorana nos últimos anos do século XIX, sendo uma espécie de história natural do Brasil. O livro expõe o dia a dia da sociedade brasileira provinciana, naquele final de século, além de mostrar como era ser adolescente naquela época, sem nenhuma das tecnologias que os jovens de hoje têm acesso.

5 – Livro: Vidas Secas, de Graciliano Ramos

COB LIVRO 5

Este livro tem uma qualidade na linguagem enxuta e seca, com descrições precisas. O tema gira em torno de uma família, com pais, dois filhos, papagaio e uma cadela chamada Baleia. Os capítulos podem ser lidos em qualquer ordem, como contos, além de ser uma aula de Brasil, levando o leitor para cenários inimagináveis. Este livro, ainda, aborda sentimentos básicos, como fome, seca, humilhação e a importância dos laços familiares.

6 – Livro: Freedom, de Jonathan Franzen

COB LIVRO 6

Este livro narra a história de uma família norte-americana e suas desventuras durante o século 20. É interessante observar as diversas mudanças de pontos de vista da sociedade com o passar dos anos.

7 – Livro: Norwegian Wood, de Haruki Murakami

COB LIVRO 7

Batizado em homenagem a uma canção dos Beatles, o livro se passa no Japão, na década de 60. O personagem principal, Toru Watanabe vive um dilema ao se dividir entre dois amores e enfrentar as descobertas da faculdade em uma época conturbada.

8 –  Livro: 1984, de George Orwell

COB LIVRO 8

Uma das obras mais famosas do gênero da distopia, 1984 é um livro de forte cunho político, que debate questões éticas sobre a individualidade das pessoas e até que ponto o controle do Estado é válido. Este livro é fundamental para a formação do senso crítico de qualquer estudante.

9 – Livro: Crime e Castigo, de Fiódor Dostoievski

COB LIVRO 9

Uma das obras primas da literatura russa, Crime e Castigo foi publicado no século XIX, mas sua discussão sobre os valores morais permanece atual. Permeado por influências filosóficas, o livro narra a história de um estudante, Rodion Rasólnikov, que não consegue lidar com sua própria consciência após cometer um assassinato.

10 – Livro: Cem Anos de Solidão, de Gabriel García Marquez

COB LIVRO 10

Escrita pelo vencedor do Prêmio Nobel, Cem Anos de Solidão é uma obra essencial para compreender o realismo mágico da literatura latino-americana. Ao narrar todas as desventuras de gerações da família Buendía, o escritor expande os limites da linguagem e discorre, também, sobre aspectos da história da América do Sul. Tudo isso com o grande mote da solidão humana como plano de fundo na trama.

11 – Livro: Laranja Mecânica, de Anthony Burgess

COB LIVRO 11

Laranja Mecânica é indispensável para entender as raízes da violência. Em uma sociedade do futuro, o jovem Alex é líder de um grupo de adolescentes que cultuam a violência, porém, para interromper seus atos brutais, o governo inglês acaba transformando Alex em uma vítima do próprio conceito que pregava. A história reflete sobre a banalização da violência e suas consequências para a mente humana.

12 – Livro: A Civilização e seus Descontentamentos, de Sigmund Freud

COB LIVRO 12

O pai da psicanálise aborda nesta obra um tema clássico da psicologia: o dilema entre a vontade individual do ser humano frente ao bem comum. Partindo desse embate, Freud analisa como as pessoas conseguem lidar com a culpa gerada por seus desejos reprimidos pela sociedade, criando novas formas de expressão. Uma boa dica para quem deseja entender o pensamento de Freud, tema de aulas em diversas áreas.

13 – Livro: Capitães da Areia, de Jorge Amado

COB LIVRO 13

Este livro conta a história de um grupo de jovens que povoa e domina a capital da Bahia, vivendo de golpes e pequenos furtos. Divididas entre a inocência da infância e a o mundo dos adultos, esses jovens têm de lidar com um cotidiano ao mesmo tempo livre e vulnerável.

14 – Livro: Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis

COB LIVRO 14

Este livro mostra que um texto clássico resiste ao tempo e permanece vivo porque fala das questões fundamentais da existência.

15 –  Livro: A Cidade e as Serras, Eça de Queirós

COB LIVRO 15

Este livro supera seu contexto, estabelecendo temas de discussão que podem ser atualizados e que pertencem a qualquer tempo. Além de ampliar o repertório básico de leitura de mundo e da criação humana.

Em suma, cada um destes livros citados acima, da sua forma, com seu modo peculiar de escrita, narração e história, constroem e solidificam a formação educacional de um adolescente e estudante, servindo de sustento para vestibular e uma pessoa com ampla visão sobre diversas culturas e classes sociais. Por isso, incentive seu filho a ler e ter gosto por leitura. Aproveite nossas dicas e comece a se divertir com ele, “caindo” na leitura.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!

Sobre o Autor

colegio-brasilia

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar tags Html e atributos <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>

Copyright © 2015. Todos os direitos reservados Colégio Brasiliawebfamily