Como Memorizar o Conteúdo para o Vestibular?

As pressões que um adolescente sente ao estudar e planejar entrar em uma universidade são inúmeras. Além disso, é preciso muita atenção para estudar e se preparar para o tão temido vestibular.

Uma das reclamações mais comuns dos estudantes no período pré-vestibular é a dificuldade em absorver e lembrar todo o conteúdo que as provas exigem, já que a infinidade de conceitos preocupa qualquer vestibulando.

Para resolver o problema, professores sugerem a técnica de mapas mentais como ferramenta por facilitar o aprendizado e memorização em longo prazo de qualquer tipo de conteúdo.

Muitas são as técnicas para estudar e lembrar o conteúdo para quem deseja prestar vestibular. Dentre as inúmeras técnicas, estão: Ler é de extrema importância. Mas, é preciso refletir sobre o que está sendo lido. Além disso, para fixar a atenção do aluno sobre o material que ele deseja memorizar, o recomendado é ler em voz alta.

Além da técnica de ler em voz alta, há outras igualmente valiosas como grifar os trechos mais importantes ou estabelecer associações mnemônicas, bastante utilizadas para memorizar conteúdos e que funcionam por meio de rimas e palavras-chaves, como o famoso “um, dois, feijão com arroz”, ensinado para crianças.

Músicas também são ótimas para memorizar conteúdo. Tente fazer uma paródia. Para isso, basta tentar colocar uma fórmula dentro de uma música, substituindo a letra pela regrinha. Assim, seguindo a melodia da canção, fica fácil, fácil lembrar-se da matéria na prova.

Além disso, nosso cérebro associa palavras a imagens. Se você relacionar o conteúdo que você deve estudar a algo fora do comum, as chances de memorizar o assunto são maiores. Pois, 83% da nossa memória é formada por essas lembranças de imagens, toda vez que você ler uma informação importante, pode criar e memorizar uma imagem para ela.

Além dessas dicas, o mais importante é ter interesse e prestar bastante atenção no que você está estudando. Pois, por mais infalível que seja o trabalho de memorização, estas técnicas não trarão bons resultados se o aluno for desorganizado:

Também é válido fazer um resumo da matéria estudada e fazer um planejamento de estudos orientado para curto e o médio prazos, com horários estabelecidos para o descanso, o lazer, as aulas do colégio ou cursinho. Além disso, é importante reservar um lugar bem iluminado, arejado e tranquilo para estudar.

FAZENDO UM MAPA MENTAL

Para fazer um mapa mental, trabalhar a memorização, é simples, você precisará apenas de papel, canetas coloridas, criatividade e vontade. Para começar separe e leia um texto grifando de maneira colorida o que achar importante, identificando as palavras-chaves por categorias de informações. Em seguida, coloque no centro do papel o tema sobre o qual você irá trabalhar.

Depois, reflita sobre o primeiro tópico relacionado ao tema e destaque o título no papel. Após essa etapa, ramifique o tópico e crie sub tópicos, de acordo com os assuntos dentro daquele assunto inicial. Utilize as palavras-chave destacadas no texto e repita o processo com cada tópico que julgar importante.

Em suma, aproveite as dicas para colocar sua criatividade em prática e encontrar a melhor maneira de estudar para as provas, além de se preparar para o vestibular. E, lembre-se que com vontade tudo é possível.