Você incentiva seu filho a participar de atividades de convivência e socialização?

Estudar e aprender conteúdos das disciplinas ensinadas dentro e fora de sala de aula, não é mais o único intuito de as crianças frequentarem a escola. Mas, sim, o de aprender a conviver em grupo e a se socializarem. Pois, o universo escolar é também muito útil para a socialização, troca de experiências, trabalhar as emoções, entre outros benefícios. E é sobre pais incentivarem os filhos a participarem de atividades de convivência e socialização que nós, do COB – Colégio Brasília, falaremos hoje.

Estimular seu filho a participar e a se integrar com os outros alunos só traz benefícios para o desenvolvimento dele. Já alunos desestimulados podem prejudicar o processo de aprendizagem em todos os aspectos. Por isso, a importância de incentivar seu filho a participar de atividades realizadas dentro e fora de sala de aula. Desta forma, seu filho não ficará sempre sozinho, trancado dentro do quarto, sem se relacionar com as outras crianças da escola.

Caso seu filho não seja tão desinibido a ponto de fazer facilmente novos amigos e, ele prefira ficar em casa, sempre sozinho, fique atento. Pois, essas são atitudes de uma criança desestimulada a se socializar e, você como pai pode ajudar. E, muito!

Inicialmente, é importante criar oportunidades para que seu filho participe de atividades que goste, estimulando seu convívio social. Mas, não force seu filho a participar de alguma atividade. Caso ele se recuse a participar, não critique o seu comportamento e nem o compare com as outras crianças. Pois, atitudes como essas só contribuem para a sua baixa autoestima.

Portanto, ao tentar fazer com que seu filho participe de alguma atividade com mais alunos, tente chamar a atenção dele a partir dos pontos interessantes e divertidos que esta atividade poderá proporcionar.

Além disso, é importante não ser pai super protetor. Pois, ao querer resolver todos os problemas do seu filho, você estará o deixando dependente e pouco autônomos. Além de não conseguir ter iniciativa e nem vencer as dificuldades que apareçam. Por isso, o ato de interagir com outras pessoas é trabalhoso e exige uma boa dose de iniciativa.

Outra dica importante, é manter um bom diálogo com seu filho, em que ele sinta que pode lhe contar todos seus medos e dificuldades. Pois, ele precisa saber que não está sozinho e que pode contar com você.

Pensando em proporcionar às crianças e jovens momentos em que possam ser desenvolvidas e estimuladas a convivência e a socialização entre eles, nós, do Colégio Brasília – COB, temos várias atividades para este fim. Confira a seguir:

1) Vivências Esportivas e Culturais – Incentivando a cultura e salientando a importância da prática da atividade física para uma melhor qualidade de vida, o COB oferece várias opções de atividades físicas e oficinas em suas dependências. Temos judô, futsal, handebol, xadrez, tênis de mesa, teatro, música e origami.

2) Campanha Junte Óleo – Nós, pensando na Campanha Permanente ‘EXISTÊNCIA SUSTENTÁVEL’, fizemos uma parceria com o Instituto Triângulo, uma organização não governamental, em que ocorre a produção de sabão a partir da reciclagem, em usina própria, do óleo de cozinha usado. Na ocasião, somos ponto de troca, onde o óleo usado, armazenado em garrafa PET de 2 litros pode ser trocado por duas pedras de sabão ecológico.

3) Projeto Planeta Vivo! Sustente esta Ideia! – Sustentabilidade e consciência planetária fazem parte das práticas diárias do COB – Colégio Brasília.

4) Projeto Contação de História – A contação de histórias está presente nas aulas do 1º ao 5º ano, pois desperta no ouvinte a imaginação, a emoção e o fascínio da escrita e da leitura. Contar histórias em sala de aula é o laço que une o aluno ao livro, é através da narração que podemos fazer nascer nas crianças o desejo de ouvir, ler e descobrir outras histórias.

5) Projeto Horta Terra Fértil – Destinado aos alunos do fundamental (1º ao 5º ano), o Projeto é desenvolvido num espaço vivo e fértil dentro da escola, com o qual a criança interage preparando os canteiros, adubando, plantando, regando, colhendo, etc., desenvolvendo atividades ligadas ao uso do solo que despertam o interesse no cuidado com o ambiente.

6) Projeto Orientação Profissional – o objetivo da Orientação Profissional é promover um espaço reflexivo que possibilite ao estudante selecionar as áreas de atuação de seu interesse através do autoconhecimento e ter acesso às informações sobre as profissões.

E aí, você tem o hábito de incentivar seu filho a participar de atividades de convivência e socialização na escola? Pense no bem que você estará fazendo para a formação do seu pequeno ao estimulá-lo a participar de atividades em grupo com outros alunos.