Como ajudar seu Filho na Decisão de qual Profissão Seguir

Seu filho ainda não decidiu qual curso irá fazer na faculdade?

Medicina ou direito? Jornalismo ou engenharia? Estes podem ser os questionamentos e as dúvidas mais comuns que acometem um adolescente na hora de escolher qual profissão seguir. E, diante do cenário econômico/político que vivenciamos atualmente em nosso país, pode ser ainda mais difícil decidir qual profissão seguir. Pior ainda pode ser esta tarefa quando os pais começam a dificultar nas escolhas dos filhos. Por isso, é de suma importância que os pais ajudem os filhos na hora de tomar a decisão. E, é sobre este tema, que nós do COB – Colégio Brasília falaremos hoje.

Normalmente a família fica sem saber o que fazer quando os filhos ainda não decidiram qual curso fará na faculdade. Já outros pais, optam por querer obrigar os primogênitos a seguir determinada profissão, mesmo que não seja o que o jovem gosta ou quer para si. Mas, o ideal é que os filhos decidem sozinhos o que vão querer ser quando adultos, pois este é um momento de conflitos e decisões, além de transformações.

É interessante que os pais ajudem os filhos a identificarem suas habilidades naturais e interesses, ampliando o autoconhecimento deles. Desta forma, os pais estarão ajudando e, muito. Além disso, os pais têm como missão estimular os filhos a conhecer inúmeras e diversas profissões e o mercado de trabalho de cada uma, para descobrir com qual se identificam e qual carreira seguir. No entanto, não é indicado fazer as escolhas e tomar decisões por eles, para não os prejudicar.

A escolha do curso que irão fazer na faculdade vem carregada de angústia e incertezas. Mas, os pais podem dar algumas ajudinhas, como auxiliar o seu filho a identificar suas aptidões e a desenvolver o autoconhecimento; não colocar suas expectativas de sucesso em cima dele; estar aberto ao diálogo e a ouvir as angústias e interesses dele; ajudar na busca de informações no mercado sobre a profissão que escolheu; explicar que a escolha não deve ser baseada apenas no prestígio ou retorno financeiro e, apoie-o nas decisões que tomar, já que agora ele começará a tomar decisões por si só.

Ele está crescendo e seguindo para a transição adulta. Por isso, estimulá-lo a tomar a próprias decisões é muito importante.

E aí, seu filho está chegando perto de tomar a decisão de qual carreira seguir? Aproveite nossas dicas e se faça extremamente útil nesta escolha. Ajude seu filho com as dicas que acabou de ler e, verá como será mais fácil para ele tomar uma decisão como esta.