O seu filho é um questionador nato?

Ser curioso e perguntar é importante para conhecer o novo, descobrir um mundo de oportunidades e diferentes histórias e acontecimentos. Por isso, crianças questionadoras devem ser estimuladas a serem ainda mais curiosas, já que a curiosidade traz conhecimento e aprendizado. Além disso, as crianças que mais perguntam acabam tornando-se pequenos filósofos. E, é sobre este assunto que nós do COB – Colégio Brasília, falaremos hoje.

A curiosidade faz parte de todo Ser Humano, ou seja, toda criança tem sua curiosidade na sua essência, desde o seu nascimento e, esta vontade de saber cada vez mais deve ser mantida e estimulada nos pequenos, a fim de fazer com que eles desenvolvam a capacidade de aprendizado. Mas, o que muitos adultos não se dão conta, é de que a curiosidade de uma criança que parece inoportuna, na verdade é positiva. Quando percebida a curiosidade de uma criança, esta deve ser potencializada e não evitada.

As vezes pode ser chato uma criança questionando tudo a seu redor a todo instante. Porém, perguntar é importante, já que a criança pode desenvolver interesse por aprender, ler e conhecer o novo. Por isso, não se deve “cortar” uma criança quando ela questiona determinado assunto. O pequeno deve se sentir motivado e não ter medo de perguntar. Isso é importante para o crescimento infantil.

Caso seu filho não seja um questionador nato, é possível incentivar as perguntas e a curiosidade em casa, com rotinas que criam hábitos, estabelecendo normas e limites. Para isso, toda atividade deve ser realizada de forma mais lúdica e divertida, estimulando a criança a ser mais original e autêntica, se soltando para realizar diferentes atividades e brincadeiras.

Por isso, lembre-se sempre: crianças questionadoras e estimuladas a serem curiosas, desenvolverão melhor capacidade de observação; aprenderão melhor na escola e se sentirão mais motivadas a continuar aprendendo. Sendo assim, aproveite para começar a incentivar mais a curiosidade em seu filho e a desenvolver atividades que despertem o lado questionador dele.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário logo abaixo!

Sobre o Autor

colegio-brasilia