Você tem participação ativa na vida escolar do seu filho?

Ter um filho exige muita atenção e energia. Muitos são os deveres dos pais de uma criança. Dentre eles, está acompanhar de perto a vida escolar dos filhos e ter participação ativa. Este é o tema sobre o qual nós, do COB – Colégio Brasília, falaremos hoje!

Participar ativamente da vida escolar do seu filho é algo de extrema importância e não deve e nem pode ser deixado de lado, mesmo diante dos tempos atuais e da vida corrida que nos deparamos cada vez mais. Pois, o acompanhamento refletirá futuramente no tipo de Ser Humano que seu filho será, como o caráter, compromissos com regras, entre outros aspectos.

Participar da vida escolar vai além de comparecer às reuniões escolares. É preciso checar de perto as lições de casa; verificar se seu filho está estudando para as provas; se ele está fazendo os trabalhos exigidos pelos professores; se está indo bem na escola; quais são as dificuldades encontradas nas matérias e, por fim, quais as companhias que sua criança está convivendo.

FOTO COB - COLÉGIO BRASÍLIA

A forma como os pais agem e encaram a vida escolar da criança pode refletir na relação afetiva dela, pois a criança se sente valorizada e motivada quando os pais participam ativamente de suas atividades escolares.

Ao contrário do que muitos pais pensam, levar o filho na escola e depois buscá-lo não é suficiente. Manter um relacionamento de diálogo é importante. É necessário saber como seu filho se sente com relação a escola e os acontecimentos da vida escolar dele. Além disso, a criança se sentirá segura ao perceber que os pais se preocupam com ela e o processe de aprendizagem pelo qual ela está passando.

Uma série de tarefas que os pais podem fazer, fará grande diferença e aparecerá até mesmo no rendimento escolar da criança que se sente mais confiante, segura e motivada a estudar, mantendo um relacionamento aberto com os pais. Por isso, seguem algumas dicas do que fazer para contribuir para um bom rendimento escolar do seu filho.

1 – Vá a reuniões escolares. Esta é uma ótima alternativa para conhecer os professores do seu filho e saber como está o desempenho dele;

2 – Participe de atividades extraclasse. Ir a festas e apresentações escolares, como teatros e piqueniques, pode ser uma boa opção para demonstrar interesse na vida escolar do seu filho;

3 – Faça amizade com os professores. Ter amizade com os professores do seu filho lhe dá mais liberdade para discutir problemas da criança;

4 – Ajude seu filho a fazer as tarefas escolares. Ajudar com as tarefas é um incentivo ao estudo e um estímulo ao raciocínio;

5 – Pergunte como foi o dia do seu filho. Demonstrar interesse pelo dia do seu filho só fortalecerá as relações entre vocês e demonstrará à criança que você se preocupa com ela.

E, então. Você participa ativamente da vida escolar do seu filho? Se atente ao fato de que estar presente nesta fase de crescimento emocional e educacional é importante para formar o cidadão que seu filho será no futuro. Além de facilitar na detecção de possíveis problemas. Por isso, passe a estar ativo nesta etapa da vida do seu filho.